FAMÍLIA PEDROSO

Brasões da Família Pedroso e da Família Pedrosa

Posted by Elviseassim
Os sobrenomes Pedrosa e Pedroso, que significam aquele que tem atributos de uma pedra, surgiram na península ibérica, mais provavelmente na Espanha, onde se encontram os primeiros registros dos sobrenomes, que foram adotados por famílias que proviam de regiões com estes nomes, os sobrenomes Pedrosa e Pedroso começaram a ser usados como sobrenomes no século XII, porem desde o século IX eles já eram usados como apelidos, mas não eram passados aos descendentes. Alusões a São Pedro e a frase bíblica Tu és Pedro e sobre essa pedra erguerei a minha igreja, poderiam também ter influenciado a adesão aos sobrenomes Pedrosa e Pedroso.


Pedroso (a) - Sobrenome de origem portuguesa considerado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, seu significado seria " lugar onde há muita pedra ". Este sobrenome é utilizado em Portugal e na Espanha desde o século XV, onde, em documentos antigos constatou-se a existência de um certo Diogo de Pedrosa. Provavelmente a primeira pessoa que se utilizou deste sobrenome para se diferenciar das outras, ou era dono de uma pedreira ou residia em local pedregoso, ganhando assim esta designação e transmitindo-a a seus descendentes.

Significado do Nome Pedroso
 
Pedroso: Significa "pedra", "rochedo", "aqueles que tem atributo de uma pedra" ou "variante de Pedro"

Pedroso é uma variante de Pedro e é utilizado como sobrenome familiar.

A sua origem data de meados do século XII, na Península Ibérica e mais precisamente na Espanha, a partir de pessoas que moravam em cidades que levavam esse nome ou que eram conhecidas pelas suas formações rochosas.

Pedroso passou a ser registrado pelas famílias como um sobrenome a partir do século XII, no entanto, ainda no século IX o nome já era utilizado como apelido, porém sem ser transmitido para os descendentes de uma família.

Como forma variante do nome Pedro, o nome vem do ​grego Pétros, este a partir da palavra petra, uma tradução do aramaico Cephas, que significa literalmente "pedra" ou "rochedo".

Este é provavelmente um dos nomes próprios mais difundidos em todo o mundo e está presente em vários países, nas mais diferentes formas de grafia.

Desde a Antiguidade é um dos nomes cristãos mais comuns e em Portugal apareceu pela primeira vez como Petrus por volta do século IX. Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, sob a forma francesa Piers, que foi rapidamente popularizada. A versão inglesa Peter não apareceu antes do século XIV.

Dicionário de Nomes Próprios

53 comentários:

Anônimo disse...

Sou da Família Pedroso meu avô era João Pedroso, meu bisavô Francisco Pedroso, gostaria muito de saber se eles eram descendentes de português ou espanhol. Grata Marilene Pedroso

Anônimo disse...

Que coincidência, também sou da família pedroso

Anônimo disse...

Eu da família Pedroso da região do vale paraíba

Anônimo disse...

Também sou da família Pedroso, Ba.
Instagram: Ruuan.st

Anônimo disse...

Sou pedrozo de Blumenau Santa Catarina neta de Ângelo pedrozo . Marizete Terezinha Pedrozo vogel

Anônimo disse...

Olímpio Pedroso

Anônimo disse...

Gostei de saber da história, também faço parte da família Pedroso de tubarão-Sc

Anônimo disse...

Sou da família pedroso de São ludgero SC . meu pai Agostinho pedroso e meu avô José Júlio pedroso

Anônimo disse...

Sou da família pedroso tbm sou aqui do Paraná minha vó se chamava leozina Lopes pedroso

Anônimo disse...

Edson Pedroso Mogi Mirim SP

Anônimo disse...

Sou da família Pedroso de lavras Mg
Meu avô era João Camilo Pedroso parte de Mãe e Antônio Pedroso parte de pai

Anônimo disse...

Família Pedroso,PG,PR

Anônimo disse...

Sou pedroso, meu avô era João pedroso

Anônimo disse...

Sou da familia pedroso meu pai erra. Olibio pedroso filho de. Nanoel francisco pedroso.

Anônimo disse...

Meu bisavô chamava Roque Pedroso

Anônimo disse...

Família Pedroso da região de Matão onde nasceu meu avô

Anônimo disse...

Sou pedrozo de sao pedro do turvo sp

Anônimo disse...

Eu me chamo José erenilson Pedroso. Sou filho de Raimunda Pedroso. E neto de Maria Sebastiana Pedroso. Sou natural da península do Amapá. Capital.

Anônimo disse...

Sou filho José Claudinei Pedroso meu pai José Nadine Pedroso filho de Antônio Pedroso meu pai foi registrado em matao

Anônimo disse...

Sou Edinaldo Pedroso da Silva, filho de Adevaldo Pedroso, região de Niquelândia Goiás.

Anônimo disse...

Sou Juliet PEDROSO, de Belém do Pará. Meu avô era Antônio Pimentel Pedroso nascido em Santarém e minha avó Neuza Pedroso também.

Anônimo disse...

Tenho família aí também

Anônimo disse...

Minha família é do Paraná , telêmaco Borba e Curitiba , sou de Paranapanema SP

Anônimo disse...

Sou da família pedroso de soledade rs. Avô Pompilio pedroso

Anônimo disse...

Também sou da família pedroso meu avô era Silvio pedroso

Luiz Fernando Pedroso disse...

Faço parte da família Pedroso, originária de Santana do Livramento/RS

Anônimo disse...

Tbm sou de telemaco borba

Anônimo disse...

Sou filho de João Batista Pedroso e neto de Vitaliano Pedroso e Martimiana Pedroso da região de Castro - PR

Katy Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tbm sou da família Pedroso,lages sc

Anônimo disse...

Sou da família pedroso , da região de Dourados - MS

Anônimo disse...

Também sou de soledade , neto de pompilio pedroso e josefa soares

Elza Pedroso disse...

Tbm sou da família Pedroso. Meus avós eram de Tibagi - PR. Oplinio Ferreira Pedroso por parte de mãe, e meu avô paterno João Augusto Pedroso.

Anônimo disse...

Sou da família Pedroso Paraná minha vó é Julia Pedrosa e meu avô José do Carmo Pedroso e minha mãe Olivia de Fátima Pedroso

Anônimo disse...

Sou filha de Janete Pedroso que é filha de Maria Jesus Pedroso e Porfirio Pedroso de Palmeiras Das Missões RS

Anônimo disse...

Sou Patrícia Pedroso, minha família toda Pedroso. Não gostava , achava bruta que não combinava,mas hj respeito muito, minhas origens. Família Pedroso, aqui sou eu

Anônimo disse...

Sou Daniele Gonçalves Pedroso. De Brasília. Meu pai era Daniel Antônio Pedroso!

Anônimo disse...

Tbm tenho sobrenome Pedroso e Cardoso, meu pai falava que era de descendentes Portuguesa e Espanhola

Anônimo disse...

Minha bisavó ela tambem é da familia Pedroso Verginia Pedroso de SC

Anônimo disse...

Me chamo Aparecido Pedroso, filho de Alvino Pedroso e neto de Alfredo Pedroso, Alfredo era de Portugal casou se com Floripes da Conceição em Lisboa

Anônimo disse...

Eu também sou da família Pedroso aqui do MS da região da fronteira com o Paraguai

Anônimo disse...

Alguém conhece Lindora Pedroso?

Anônimo disse...

Sou Pedroso, ( Arnaldo Pedroso) meu pai era Baiano, porém somos de São Paulo.

Naila.R.F.P disse...

Neta de Jurandir Pedroso SP

Anônimo disse...

Meu avó Era Jurandir Pedroso

Anônimo disse...

Meu nome é Flávio Pedroso, sou filho de Flávio Marcos Pedroso (Diretor de tv e Radialista de Bauru-SP) Contato : flaviopedroso9@gmail.com

Anônimo disse...

TMB sou da família pedroso e minha família toda e pedroso e e legal saber q sou descendente de espanhol e português

Anônimo disse...

Sou Pedroso aqui do Paraná, meu bisavô era Joaquim Pedroso dos Santos

Anônimo disse...

Também sou da família pedroso meu avô se chamava Agostinho pedroso aqui em Belém doPará

Anônimo disse...

Sou Pedroso também, Família do Rio Grande do Sul, meu avô Adão Pedroso que nos presenteou com esse belo sobrenome ❤

Soraide Pedroso disse...

Sou da Família Pedroso , filha de Amaro Pedroso, meu avô se chamava Benedito Pedroso na região de Várzea Grande MT

Anônimo disse...

Também sou Pedroso de Maringá/PR. Neto de Euripes Pedroso e bisneto de João Pedroso, cuja família é extensa no Estado de São Paulo.

Anônimo disse...

Olá! Tudo bem? Meu pai, Antônio Pedroso Sobrinho, nasceu em Perdões, MG, da região de Lavras. Era filho de Messias Pedroso de Alvarenga e Maria Pimenta de Oliveira. Gostaria de saber se somos parentes. Chamo-me Divina Pedroso.

Postar um comentário