FAMÍLIA PEDROSO

Brasões da Família Pedroso e da Família Pedrosa

Posted by Elviseassim
Os sobrenomes Pedrosa e Pedroso, que significam aquele que tem atributos de uma pedra, surgiram na península ibérica, mais provavelmente na Espanha, onde se encontram os primeiros registros dos sobrenomes, que foram adotados por famílias que proviam de regiões com estes nomes, os sobrenomes Pedrosa e Pedroso começaram a ser usados como sobrenomes no século XII, porem desde o século IX eles já eram usados como apelidos, mas não eram passados aos descendentes. Alusões a São Pedro e a frase bíblica Tu és Pedro e sobre essa pedra erguerei a minha igreja, poderiam também ter influenciado a adesão aos sobrenomes Pedrosa e Pedroso.


Pedroso (a) - Sobrenome de origem portuguesa considerado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, seu significado seria " lugar onde há muita pedra ". Este sobrenome é utilizado em Portugal e na Espanha desde o século XV, onde, em documentos antigos constatou-se a existência de um certo Diogo de Pedrosa. Provavelmente a primeira pessoa que se utilizou deste sobrenome para se diferenciar das outras, ou era dono de uma pedreira ou residia em local pedregoso, ganhando assim esta designação e transmitindo-a a seus descendentes.

Significado do Nome Pedroso
 
Pedroso: Significa "pedra", "rochedo", "aqueles que tem atributo de uma pedra" ou "variante de Pedro"

Pedroso é uma variante de Pedro e é utilizado como sobrenome familiar.

A sua origem data de meados do século XII, na Península Ibérica e mais precisamente na Espanha, a partir de pessoas que moravam em cidades que levavam esse nome ou que eram conhecidas pelas suas formações rochosas.

Pedroso passou a ser registrado pelas famílias como um sobrenome a partir do século XII, no entanto, ainda no século IX o nome já era utilizado como apelido, porém sem ser transmitido para os descendentes de uma família.

Como forma variante do nome Pedro, o nome vem do ​grego Pétros, este a partir da palavra petra, uma tradução do aramaico Cephas, que significa literalmente "pedra" ou "rochedo".

Este é provavelmente um dos nomes próprios mais difundidos em todo o mundo e está presente em vários países, nas mais diferentes formas de grafia.

Desde a Antiguidade é um dos nomes cristãos mais comuns e em Portugal apareceu pela primeira vez como Petrus por volta do século IX. Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, sob a forma francesa Piers, que foi rapidamente popularizada. A versão inglesa Peter não apareceu antes do século XIV.

Dicionário de Nomes Próprios

0 comentários:

Postar um comentário