VISITA DO PAPA A PORTUGAL

Encerrou-se hoje a visita do Papa Francisco a Portugal. O avião da TAP acaba de levantar voo da base aérea de Monte Real com destino a Roma sob o aceno de milhares de lenços brancos e muitas lágrimas dos fiéis num clima emocional bastante profundo, como já era de se esperar em momentos como estes de extrema fé coletiva.

O Papa acaba de visitar o santuário de Fátima em Portugal, enfatizando que não visitou Portugal mas sim apenas o Santuário de Fátima. Claro que não foi uma atitude discriminatória, uma vez que tem sido uma rotina desde que assumiu o poder e a jurisdição do Vaticano, pois todos os países por ele visitados até esta data a rotina tem sido a mesma, isto é, visitar apenas os santuários! Mas no caso desta sua visita a Portugal, bem que poderia ter aberto uma exceção, visitando também Lisboa, uma cidade que foi durante séculos importantíssima na divulgação da fé cristã católica. Foi do Cais de Belém em Lisboa que partiram os primeiros missionários de sua Ordem religiosa, os jesuítas, como Nóbrega, Anchieta, Antônio Vieira, e os valentes marinheiros de Portugal que sob os protestos e gritos do homem de Belém  partiram para o Brasil para fazerem dele o maior país católico do mundo, unido na língua, na cultura e nas fronteiras. 
Mas apesar desse detalhe, foi uma visita proveitosa, pois acalmou um pouco   
o estresse emocional de um mundo em conflito deixando-nos a impressão de que está disposto a lutar contra os monopólios internacionais que fazem a pobreza e as guerras na Terra!     
Pretende também se aproximar de outras religiões, principalmente do Islã, sempre tão perseguido pela Igreja Católica.
Agora resta-nos esperar que sua missão tenha sucesso para bem de toda a Humanidade e não somente para os países católicos...    

JPL



0 comentários:

Postar um comentário