Sete elementos que ajudam a explicar a vitória de Donald Trump


1. Trump recebeu os votos dos republicanos, noventa por cento das pessoas que se identificam com o Partido Republicano votaram no seu candidato. Trump também ganhou entre os independentes, por 6 pontos. A maior parte dos seus eleitores têm o perfil republicano clássico: são mais idosos, mais brancos, mais religiosos e menos urbanos do que os democratas.

2. Esse sucesso tem uma causa: a polarização. Dos eleitores de Trump, 27% afirmam que seu candidato não transmite confiança. Uma percentagem semelhante diz que ele não tem um temperamento adequado para ser presidente. 
Por que, então votaram nele? Uma explicação é que, apesar desses defeitos, eles preferiram Trump do que Hillary Clinton ou a outros democratas de maneira geral. 
Dos eleitores de Trump, 72% justificam o seu voto com um motivo: "Ele pode trazer a mudança necessária". São sintomas da polarização partidária que vem aumentando nos EUA há vários anos. Um dado: 23% dos liberais e 30% dos conservadores admitem que veriam com maus olhos caso um familiar se casasse com uma pessoa que tivesse ideologia contrária a deles.

3. Trump superou o seu antecessor republicano... Continue lendo...

0 comentários:

Postar um comentário