...E ASSIM NASCEU PENAFIEL

Penafiel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Coordenadas: 41° 12' 23" N 8° 17' 2" O
Penafiel
Brasão de Penafiel Bandeira de Penafiel
Brasão Bandeira
Image904 CP Vista panoramica da cidade de Penafiel 1930.jpg
Vista panorâmica de Penafiel. Anos 1930
Localização de Penafiel
Gentílico Penafidelense; Penafielense (raro); Albardeiro (raro)
Área 212,82 km²
População 72 265 hab. (2011)
Densidade populacional 339,56 hab./km²
N.º de freguesias 38
Presidente da
Câmara Municipal
Alberto Santos
Fundação do município
(ou foral)
1519
Região (NUTS II) Norte
Sub-região (NUTS III) Tâmega
Distrito Porto
Antiga província Douro Litoral
Orago São Martinho
Feriado municipal 11 de Novembro
Código postal 4560 Penafiel
Endereço dos
Paços do Concelho
Praça do Município
4560-481 Penafiel
Sítio oficial http://www.cm-penafiel.pt/
Endereço de
correio electrónico
penafiel@cm-penafiel.pt
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg
Penafiel é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 9 343 habitantes.
É sede de um município com 212,82 km² de área e 72 265 habitantes (2011), subdividido em 38 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Lousada, a nordeste por Amarante, a leste por Marco de Canaveses, a sul por Castelo de Paiva e a oeste por Gondomar e Paredes. Penafiel está situada no topo e encostas de uma pequena colina (Arrifana), entre o rio Sousa e o rio Cavalum afluentes do lado esquerdo do rio Douro. É a capital do Vale do Sousa.
Penafiel foi em tempos diocese, e actualmente permanece como um dos principais eixos urbanos da região de Vale do Sousa e Tâmega. Esta cidade fica situada a 30 quilómetros a leste da cidade do Porto. É uma cidade muito antiga, dado que é a 2ª cidade mais antiga do norte do país.

História

Até ao reinado de D. José I, era conhecida como Arrifana de Sousa; por carta régia de 3 de Março de 1770, viu a sua designação alterada para Penafiel, e ser elevada a cidade. Também nesse ano foi, por bula do Papa Clemente XIV, erecta em sede da diocese do mesmo nome, ao mesmo tempo que a diocese de Pinhel; porém, teve curta duração, e apenas se conta um bispo na sua breve existência.
As 38 freguesias do concelho são na sua grande maioria bastante industrializadas, embora outras apresentem ainda um cunho bastante rural, tem também aldeias rurais preservadas. Aldeias que se apresentam com casas feitas com pedras de pequena dimensão, lascas de granito, material muito abundante na localidade até porque Penafiel é uma zona de extracção de granito e com os beirais dos telhados em xisto. Há cerca de 100 anos a grande maioria das casas tinham tectos exclusivamente feitos de xisto, no entanto e com o surgir de novos materiais e com a progressiva modernização esta tradição foi sendo abandonada em detrimento telha comum, sendo que actualmente o xisto só aparece nos beirais.
A origem do nome Penafiel é diferente em diversas lendas, sendo no entanto a mais comum a que afirma que a origem do nome surgiu de fortificações existentes na localidade. Quando se deu a fundação da cidade, erguiam-se aqui dois castelos: um deles situava-se junto ao rio Sousa, a norte do seu leito, e chamava-se Castelo de Aguiar de Sousa; O segundo na margem sul denominava-se castelo da Pena (Pennafidelis). Atacado diversas vezes pelos mouros, esta última fortificação nunca se rendeu, o que lhe valeu o epíteto de "fiel" passando assim a ser conhecida por Castelo de Penafiel.
Apesar deste episódio, a povoação manteve durante séculos a sua antiga designação Arrifana de Sousa. Quanto à proveniência do nome Arrifana persistem dúvidas sobre se terá origem árabe ou se estará ligado ao nome de Arriana, filha do Ermenegildo Gonçalves e de D. Mumadona Dias. Após a morte do pai, Arriana herdou esta terra de que foi senhora no século X. Diversos terrenos da região foram também propriedade de D. Mafalda na primeira metade do século XIII.
O inicio da paróquia de Arrifana de Sousa data do século XVI. No mesmo século, em 1519, o rei Manuel I de Portugal concede-lhe carta de foral, sem, contudo, a elevar a Vila, o que só viria a acontecer no reinado de João V de Portugal por decreto de 7 de Outubro de 1741.
Uma lei do rei José I de Portugal datada de 3 de Março de 1770, altera finalmente o topónimo da localidade para Penafiel e confere-lhe a categoria de cidade.
Ainda em 1770, é criada uma bula do Papa Clemente XIV, que criou a diocese de Penafiel, que foi assim separada eclesiasticamente da diocese do Porto. Foi nomeado bispo o carmelita Dom Frei Inácio de São Caetano, confessor de Maria I de Portugal, que na altura era ainda princesa do Brasil. Por se encontrar junto da futura rainha o bispo nunca chegou a administrar a diocese. D. Maria I quando foi eleita rainha convenceu o Frei a renunciar ao bispado e em 1778 o Papa Pio VI extingue a diocese, incorporando-a de novo na do Porto. Este município integra a Rota do Românico do Vale do Sousa. A AGRIVAL, maior feira agrícola do Norte, realiza-se nesta cidade.


Achados Pré-Históricos

Da cultura megalítica, resta, na freguesia de Santa Marta, o Dólmen da Portela também conhecido por "Forno dos Mouros". Monumento do mesmo período é o Menir de Luzim, marco sepulcral com dois metros e meio de altura que tem três mil a quatro mil anos. Ainda na freguesia de Luzim, encontram-se as Gravuras rupestres de Lomar, freguesia de Lomar que perduram desde há três mil anos. Em vários locais do concelho existem sepulturas antropomórficas, como em Perozelo e Cabeça Santa.
Abundam também vários castros, mas ainda sem nenhum estudo arqueológico efectuado. O único onde tem vindo a ser efectuadas escavações arqueológicas e que é o maior de todos, é a Citânia do Monte Mozinho, conhecida por "cidade morta". Este castro, um dos mais extensos da Península Ibérica, terá sido de acordo com alguns historiadores, a "Cividade Gallaeci", capital dos galegos. A citânia conserva vestígios de várias culturas: galaico-lusitana, romana, visigótica e árabe. Nela foi ainda encontrada uma estátua de guerreiro, característica da influência céltica.
Ainda há alguns anos quando se lavravam os campos, apareciam objectos da antiga cidade. Já se encontraram nos campos de lavoura, moedas cunhadas com a efígie do rei Constantino. Os objectos encontrados, encontram-se expostos no
Museu de Penafiel. Mas antes de começarem a ser feitas as escavações arqueológicas, que só começaram há cerca 20 anos, a antiga cidade foi muito saqueada, havendo na maioria das casas existentes nas redondezas pias trabalhadas trazidas da cidade morta que utilizam para os animais beberem, é frequente ver-se também em muros pedras trabalhadas que também foram de lá trazidas.
Dos monumentos da cidade de Penafiel destacam-se Igreja Matriz de Penafiel (classificada como monumento nacional), em que sobressai a capela-mor gótica da primitiva igreja do Espírito Santo. Na igreja do Espírito Santo foi estabelecida, em 1540 a confraria do Santíssimo Sacramento, sendo a então Arrifana a primeira localidade, depois de Roma, a ter uma confraria desta invocação.
A igreja, edificada em granito, foi reconstruída no século XVI, devendo a estas obras a sua traça em estilo Renascentista.

Museu Municipal de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel está instalado no palacete setecentista dos Pereira do Lago e é de uma das últimas obras assinadas pelo arquitecto Fernando Távora (falecido em 2005) e concluída pelo seu filho, José Bernardo Távora. Foi inaugurado a 24 de Março de 2009, pelo presidente da República Cavaco Silva e o presidente de câmara Alberto Santos.
Em 2010 foi considerado o melhor museu de Portugal e foi nomeado para vários prémios internacionais.
O site do Museu foi considerado o melhor em 2012 pela Associação Portuguesa de Museologia.





Turismo

Penafiel.jpg
O Berço da Municipalidade Penafidelense
Penafiel é dos distritos do Norte português que atrai maior número de turistas, tanto pela sua beleza natural, como pelo seu património humano. Penafiel é um concelho de forte vocação e apelo turísticos. As suas manifestações de interesse perpassam vários domínios, como sejam, o seu património, a sua gastronomia, as suas paisagens naturais, as suas tradições, feiras e festividades, às quais acrescem as estruturas turísticas construídas e em construção. Penafiel é um concelho de montes, vales e rios, que pode ser fruído a partir de vários pontos e lugares como os belos planos de água decorrentes da albufeira do Tâmega ou as encostas agrestes do Douro. Penafiel é também um concelho onde se percebe a intensa humanização de que o seu território foi alvo, ao longo de vários milénios. Assim, podem ser apreciados vários monumentos que a arte humana ofereceu à luz do dia, desde os
imemoriais tempos pré-históricos. Aqui podem ser visitados a Anta de Santa Marta, o Menir de Luzim, gravuras rupestres e várias necrópoles. 
http://www.cm-penafiel.pt/NR/rdonlyres/A9893033-73D1-4F7A-B1EC-E838B6D396BD/29110/MonteMosinho1_inserida.jpg
Monte Mozinho

É também neste território que pode ser visitado o maior castro da Península Ibérica – o Monte Mozinho (Oldrões/Galegos). Trata-se de uma cidade proto-romana, coeva do início da era, que tantos estudiosos e visitantes tem atraído para dentro dos seus limites. Integra a recentemente criada Rota dos Castros e Verracos da Fronteira Hispano-Lusa, juntamente com as Deputações de Ávila e Salamanca (Espanha) e os municípios de Miranda do Douro e Mogadouro, projecto financiado pelo Interrreg IIIA. Ali foi recentemente inaugurado o seu Centro Interpretativo, a zona de acolhimento de arqueólogos e vigilantes (apoiados pela ON, medida Cultura) e quatro modernas esculturas de outros tantos artistas. É intenção do Município continuar a beneficiar a zona de acolhimento dos visitantes. Também merecem um especial relevo, os monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa (apoiada pela ON – AIBT Vale do Sousa), a saber, o Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa (onde se encontra o túmulo de Egas Moniz), a Igreja de S. Gens (Boelhe), a Igreja da Gândara (Cabeça Santa), a Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios (Eja), os Túmulos da Igreja de S. Pedro de Abragão, o Memorial da Ermida (Irivo) e a ponte de Espindo (entre Bustelo e Lodares/Lousada). Também é de evidenciar o património e arquitectura rurais, existentes em vários lugares e aldeias do concelho, com especial incidência para as Aldeias Preservadas de Quintandona (Lagares) e Cabroelo (Capela), e de Entre-os-Rios, em recuperação. Recomenda-se ainda a visita do Mosteiro Beneditino de Bustelo e o aqueduto que se ergue na sua envolvente, bem como o Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Sameiro) e o Centro Histórico da cidade.

O Berço da Municipalidade Penafidelense

Do alto do Castelo de Peñafiel e
bela vista dos campos de Ribeira del Duero.
O alto do Castelo da Pena Fiel deve ser considerado como o berço da municipalidade Penafidelense.O sitio começou por ser investido na préhistoria pelos Galaicos; gravuras rupestres desta época encontram-se ainda no sitio. Depois, na idade média, foi ai construido um castelo para defender a assim chamada Terra de Pena Fiel, que esta na origem do concelho e do nome da cidade de Penafiel.



Desporto

Em relação ao desporto a cidade de Penafiel tem o FC Penafiel, que actualmente actua na Segunda Liga.
Tem também a Associação Desportiva de Penafiel (ADP) onde enverga varias modalidades tais como: Futsal, Gerais, Natação, Patinagem, Hóquei em Patins, Pólo Aquático,Patinagem, Voleibol, Andebol e Kickbox.
De Penafiel já saíram jogadores como Abel , Nuno André Coelho e Nuno Miguel Barbosa Morais.
Na área do atletismo destaca-se Fernanda Ribeiro, natural de Penafiel, uma das maiores atletas de sempre na sua modalidade.

Futebol Clube Penafiel

 


Nome Futebol Clube Penafiel
Alcunhas Rubro-Negros
Fundação 8 de fevereiro de 1951 (62 anos)
Estádio Estádio Municipal 25 de Abril,
PNF.png Penafiel
Capacidade 6.500 Pessoas
Presidente Portugal António Gomes
Treinador Portugal Francisco Chaló
Patrocinador Restradas - Betclic -
Sentir Penafiel - Nortenha
Material esportivo Portugal Desportreino
Competição
(Futebol)
Segunda Liga
Kit left arm.png Kit body blackbow.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body blackbow.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
Soccerball current event.svg Temporada atual
O Futebol Clube de Penafiel, também conhecido por FC Penafiel ou simplesmente por Penafiel,é um clube de futebol português da cidade de Penafiel, que compete na Segunda Liga. O clube foi fundado na cidade de Penafiel a 2 de Fevereiro de 1951. A modalidade principal é o futebol, mas também tem a seção de Atletismo e de Pesca.

História

Anteriormente ao seu surgimento já tinham sido criados outros clubes na cidade, mas que acabaram por desaparecer, foram eles, o Sport Club de Penafiel e a União Desportiva Penafidelense.
O Sport Club de Penafiel foi a primeira formação a surgir, a 17 de Abril de 1923. Dez anos depois, em 1933, surge a União Desportiva Penafidelense. Em 1943 os dois clubes fundiram-se dando origem ao Club Desportivo de Penafiel.
O Club Desportivo de Penafiel somente existiu durante 6 anos, até 1949, uma vez que acabou por nunca reunir o total consenso e o apoio da massa associativa proveniente do Sport Club de Penafiel e da União Desportiva Penafidelense.
Em 8 de Fevereiro de 1951, após dois anos de ausência de um clube desportivo que representasse a cidade, surge o FC Penafiel, que adoptou um equipamento com as mesmas cores do antigo Sport Clube de Penafiel, que se manteve até hoje.
A primeira subida do clube foi em 1955, subida à 2ª divisão distrital. Após 4 anos de vida o clube tinha o seu primeiro título. Em 1957 o F.C.Penafiel subiu à 1 divisão distrital e em 1958 à 3ª divisão nacional, nestes anos já tinha jogadores de referência como o famoso Silva Pereira ou o Manolo, guarda-redes espanhol que se ia buscar à fronteira para jogar pelo clube.
Em 7 anos o F.C.Penafiel subiu à 3ª divisão nacional, um grande feito. Em 1965 após descidas e subidas subu à 2 divisão nacional, nos jogos de apuramento a 2 mãos com o Rio Ave o Penafiel empatou 2-2 em Vila do Conde e em Penafiel goleou 7-0 com quatro golos de Silva Pereira. Grande festa em Penafiel. Nesta época para além de Silva Pereira, o clube conta com jogadores como Amándio, Aparício, Quintino e Nélson. Jogadores estes que deram muitas alegrias a Penafiel.
Durante 15 anos o Penafiel esteve na 2ª divisão zona norte e em 1980 um sonho tornado realidade a 1ª divisão nacional, num tempo que o F.C.Penafiel levava 20.000 pessoas ao futebol.. Até 1992 Penafiel viveu grandes dias de futebol com 10 presenças na 1 divisão.
De 1992 a 2004, o Penafiel esteve a disputar a Liga de Honra, tendo neste ano de ouro para o futebol português a tão desejada volta ao escalão maior do futebol nacional, num jogo decisivo em casa frente ao Leixões num estádio cheio mas muito longe dos 20.000 mil adeptos da década de 80.
Permaneceu 2 anos na 1ª divisão, e logo de seguida 2 anos na liga Vitalis, em 2007-2008 não aguentou uma época francamente má e desceu para a 2ªB.
A melhor posição alcançada pela equipa de Penafiel no Campeonato Nacional foi o 10º lugar, facto que ocorreu nas temporadas de 1980/1981 e 1987/1988.
Na época de 1985/ 1986, com o treinador Fernando Cabrita, o clube penafidelense atingiu as meias-finais da Taça de Portugal, onde foi derrotado pelo Benfica.
Pela equipa de Penafiel já passaram jogadores como Sérgio Conceição, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Carlos Secretário (atletas que posteriormente ingressaram no FC Porto).
Uma das características do clube tem sido, nos últimos anos, a vertente de formação de jovens futebolistas, o que tem originado que anualmente apresente cerca de 450 a 500 jovens nos seus escalões de futebol juvenil.
As escolas de formação do Penafiel já deram origem a jogadores como Nuno Morais, que actuou no Chelsea e que esteve presente no Torneio de Toulon, realizado em Junho de 2004, Bruno Amaro que já fez parte de Selecções juvenis e Abel e Nuno André Coelho que são ambos jogadores do Sporting CP.

Estádio

Estádio de Leiras
O recinto do clube, pertencente à autarquia local, foi construído a 21 de Janeiro de 1934 com o nome de Estádio de Leiras, por estar situado na zona com o mesmo local.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, gerou-se, entre os adeptos penafidelenses, uma divisão quanto ao nome a ser atribuído ao Estádio.
Por um lado, existia uma facção de pessoas que pretendia iniciar uma nova etapa da vida do clube e propunha que o recinto passasse a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril e por outro, um grupo de adeptos que desejavam que o Estádio mantivesse o nome anterior.
Após alguns desentendimentos, realizou-se uma assembleia municipal, na qual ficou decidido que o recinto passaria a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril, em consonância com a data da revolução.
O Estádio tem uma capacidade para cerca de 6500 lugares e o Penafiel conta com sensivelmente 2 000 associados.

Patrocinadores e Equipamento

O FC Penafiel conta com pelo menos 3 patrocinadores: RESTRADAS, Sentir Penafiel, BetClic e Nortenha. A marca do equipamento oficial que o FC Penafiel utiliza é a Desportreino.

Claque

Penaboys
O FC Penafiel conta com uma claque oficial. Foi fundada em 1991 e chama-se Penaboys. Conta com cerca de 100 associados na claque.

Jogadores de destaque do Penafiel

Pelo FC Penafiel passaram vários jogadores que se destacaram na equipa e que após a saída do clube realizaram uma grande carreira ao mais alto nível:


- Jorge Costa
- António Oliveira
- Sérgio Conceição
- Abel
- Pedro Emanuel
- António Folha
- Zé Nando
- Nuno André Coelho

Treinadores do clube

  • 1984-1986 : Portugal Fernando Cabrita

Palmarés

  • Campeão Distrital da III Divisão 54/55
  • Campeão Distrital II Divisão 56/57 (Reservas) e 55/56
  • Campeão Distrital I Divisão 63/64


Freguesias

As freguesias de Penafiel são as seguintes:

  • Abragão
  • Boelhe
  • Bustelo
  • Cabeça Santa
  • Canelas
  • Capela
  • Castelões
  • Croca
  • Duas Igrejas
  • Eja
  • Figueira
  • Fonte Arcada
  • Galegos
  • Guilhufe
  • Irivo
  • Lagares
  • Luzim
  • Marecos
  • Milhundos
  • Novelas
  • Oldrões
  • Paço de Sousa
  • São Miguel Paredes
  • Penafiel
  • Perozelo
  • Pinheiro
  • Portela
  • Rans
  • Rio de Moinhos
  • Rio Mau
  • Santa Marta
  • Santiago de Subarrifana
  • São Mamede de Recezinhos
  • São Martinho de Recezinhos
  • Sebolido
  • Urrô
  • Valpedre
  • Vila Cova
Demografia
População do concelho de Penafiel (1801 – 2011)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2011
18 576 26 944 31 799 37 496 49 924 64 267 68 444 71 800 72 265

Referências

  1. UMA POPULAÇÃO QUE SE URBANIZA, Uma avaliação recente - Cidades, 2004. Instituto Geográfico Português. Página visitada em 29 de Junho de {{{acessoano}}}.

Ligações externas

  • Penafiel na base de dados do IGESPAR

0 comentários:

Postar um comentário