DONA CANÔ

Dona Canô



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dona Canô
Dona Canô em janeiro de 2010
Nome completo Claudionor Viana Teles Velloso
Nascimento 16 de setembro de 1907,
Santo Amaro da Purificação, BA
Morte 25 de dezembro de 2012 (105 anos),
Santo Amaro da Purificação, BA
Nacionalidade Brasileira

Claudionor Viana Teles Velloso (Santo Amaro da Purificação, 16 de setembro de 1907 — 25 de dezembro de 2012), mais conhecida como Dona Canô, foi uma cidadã baiana centenária. Mãe de oito filhos, entre eles os músicos Caetano Veloso e Maria Bethânia, sendo duas criadas, era viúva de José Teles Velloso (Seu Zeca), funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos.
Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicadas suas memórias no livro “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra. Organizava periodicamente Terno de Reis na cidade.

Dona Canô e Lula

Em 2009, Caetano Veloso, em entrevista a O Estado de São Paulo ao qual declara seu apoio à candidatura de Marina Silva, disse:
Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem.
Caetano Veloso, O Estado de São Paulo
Esta frase em especial causou grande repercussão, chegando a fazer com que Dona Canô quisesse ligar para o presidente Lula para pedir desculpas por Caetano.
Lula não merece isso. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão.
Dona Canô,
A polêmica praticamente se encerrou após Lula ligar pessoalmente para Dona Canô e perdoar Caetano.
Não fique chateada, preocupada, porque gosto muito da senhora e gosto do Caetano também. Está tudo bem, essas coisas acontecem.
Presidente Lula,
Sobre a fama

Quando perguntada sobre a própria fama, Dona Canô dizia que não entende a razão:
Cquote1.svg Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm. Cquote2.svg
Dona Canô 

0 comentários:

Postar um comentário