...E ASSIM NASCEU TERESINA

Teresina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Município de Teresina
"Capital do Sol e da Luz"
"Capital do Meio-Norte"
"Cidade Verde"
"Terra da Cajuína"
"Rainha do Nordeste"
"Mesopotâmia Brasileira"
"Capital da Música Instrumental""
Vista panorâmica da cidade à noite

Vista panorâmica da cidade à noite
Bandeira de Teresina
Brasão de Teresina
Bandeira Brasão

Aniversário 16 de agosto
Fundação 1852 (160 anos)
Gentílico teresinense
Lema Omnia in Charitate
"Tudo pela caridade"
Prefeito(a) Elmano Férrer (PTB)
(2009–2012)
Localização
Localização de Teresina
Localização de Teresina no Piauí
Teresina está localizado em: Brasil
Localização de Teresina no Brasil
05° 05' 20" S 42° 48' 07" O
Unidade federativa  Piauí
Mesorregião Centro-Norte Piauiense IBGE/2008
Microrregião Teresina IBGE/2008
Região metropolitana Grande Teresina
Municípios limítrofes União, Altos, José de Freitas, Palmeirais e Demerval Lobão.
Distância até a capital 1 789 km
Características geográficas
Área 1 392,000 km² 
População 822 363 hab. (PI: 1°) –  estimativa IBGE/2011
Densidade 590,78 hab./km²
Altitude 72 m
Clima Tropical Aw
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,766 médio PNUD/2000
PIB R$ 8 700 461 mil (BR:51º) – IBGE/2009
PIB per capita R$ 10 841 20 IBGE/2009
Página oficial






Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, por tanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. É a 19ª maior cidade do Brasil, com 822.363 habitantes,  sendo a 15ª maior capital de estado no Brasil. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram 972.998 habitantes, e toda a Região Metropolitana da Grande Teresina aglomera cerca de 1.150.000 habitantes. A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste e o maior rio genuinamente nordestino, isto é, nasce e deságua em território nordestino.
Teresina é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN, e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO). Teresina tem o 2º pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do Nordeste. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.


História

Vista Aérea da Cidade.
A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado.
Uma das primeiras construções de Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital, o que mostra a verdadeira devoção religiosa do povo da antiga vila. A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852, com o objetivo de tornar-se capital do estado do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil.
Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.
Contudo, apesar da pressão, o Presidente da Província, José Antônio Saraiva, ardoroso defensor das ideias mudancistas, efetiva a transferência da capital. E em 16 de agosto de 1852, dirige circular a todos os Presidentes de Província do Império comunicando o fato, instituindo-a assim, como nova capital do estado.
O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 para cerca de 8 mil habitantes em duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, juntamente com o mestre-de-obras português João Isidoro França, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até hoje.
No ano de 1860, a nova capital já contava com uma área urbanizada de um quilômetro de extensão na direção norte-sul, com os seguintes confrontos: de um lado o largo do quartel do Batalhão (atual Estádio Lindolfo Monteiro) e do outro o "Barrocão" (atual Avenida José dos Santos e Silva). Na direção leste-oeste o desenvolvimento não ganhou a mesma intensidade. Tomando-se como base o lado do Parnaíba, as ruas findavam a algumas dezenas de metros acima das duas principais praças, a da Constituição, atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca (que anteriormente também denominou-se Praça do Palácio e Largo do Amparo), e a do Largo do Saraiva (atualmente Praça Saraiva). Para o lado do Poti, nem todas as ruas chegavam ao rio. A Rua Grande, atual Rua Álvaro Mendes, uma das principais ruas da nova capital teve um papel significante no desenvolvimento da nova cidade.
Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um Município em fase de crescimento e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de 800 mil habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de eventos, congressos, indústria têxtil, com uma Justiça trabalhista célere e centro médico da região.
Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil.
Outros comentam que a criação da capital Teresina teria sido uma medida político-estratégica, sob o fato de que a cidade de Caxias, do estado vizinho do Maranhão, estava ameaçando a hegemonia da região norte do estado do Piauí, tendo então o conselheiro transferido a capital para resolver a questão da centralização no estado.
Teresina foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada para substituir outra já existente; as outras são Aracaju (1855), Belo Horizonte (1894), Goiânia (1933), Brasília (1960), e Palmas (1989). Todavia, convém ressaltar, que os núcleos fundacionais das cidades de Salvador (1549), São Luís (1612) e Recife (Mauritsstadt - 1637) também foram projetados. Ainda assim, os traçados de Salvador e Mauritsstadt tinham uma malha reticulada flexível e tais cidades não foram projetadas para substituir outras Capitais já existentes.
Geografia

Com uma latitude de 5°5'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros, em média. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba.
A parte central da cidade está situada entre o Rio Parnaíba e o Rio Poti, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Parnaíba. Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste.
Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e transformam-se em um só leito em direção ao Oceano Atlântico. No lugar há um parque ambiental, com mirantes, para que a paisagem possa ser apreciada bem de perto. Lá também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina e um monumento que ilustra a lenda do Cabeça de Cuia, personagem do folclore local.
  • Teresina é banhada por dois rios: o Rio Poti e o Rio Parnaíba. Os dois também se unem e deságuam diretamente no oceano.
  • Teresina é a maior capital nordestina em extensão territorial, com 1.755.698 km².
Clima
Gráfico climático para Teresina
J F M A M J J A S O N D
248
32
22
261
30
22
286
30
22
268
32
23
109
32
22
25
32
21
13
33
20
12
34
20
17
36
22
18
36
23
65
35
23
126
34
23
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: INMET

Teresina possui clima tropical semiúmido com duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera). De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima é "frio e úmido", para os padrões nordestinos,(quando há possibilidade de ocorrer neblina nas manhãs); de junho a agosto o clima começa a ficar mais seco com noites relativamente frias; de setembro a dezembro o clima se torna mais quente e abafado, podendo começar a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de novembro.
Uma peculiar característica das chuvas da cidade é por serem rápidas e muito intensas, havendo vendavais, grande força das águas e trovões impressionantes. A incidência de raios também é muito comum, por isso, o local onde está situada Teresina é conhecido como Chapada do Corisco. A precipitação pluviométrica anual situa-se em torno de 1.500 mm.
Quente a maior parte do ano, Teresina possui uma temperatura média em torno dos 27 °C, tendo mínimas de 20 °C e máximas de 35 °C. Estas oscilações são amenizadas pela contribuição dos ventos que tornam o clima mais agradável. A qualidade do ar de Teresina é considerada boa, exceto no período mais seco, quando a umidade relativa do ar cai, e há ocorrências de queimadas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada em Teresina foi de 11,6ºC, ocorrida nos dias 28 e 30 de junho de 1922. Já a máxima foi de 41,5ºC, observada dia 24 de outubro de 2012 na estação automática do instituto. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 178,9 mm, em 27 de março de 1950.
Relevo

O centro da cidade localiza-se em uma depressão, e na maior parte da área do município, o relevo é bastante plano, com destaque para a região do bairro Monte Castelo (zona Sul), onde se verificam as maiores altitudes, e as adjacências dos bairros Satélite e Vila Bandeirante (ambos na zona Leste), onde existem muitos morros.
Hidrografia

A cidade é cortada pelos rios Parnaíba e Poti, que se encontram no Parque Ambiental do Encontro das Águas (zona Norte). Nas proximidades dos rios existem muitas lagoas, principalmente na área "mesopotâmica".
Vegetação

Situada numa zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia (Meio-Norte), Teresina é cercada pela mata dos cocais, cerrados e cerradões, onde pode se ver muitas carnaúbas, babaçuais, buritizeiros, jatobás, oitizeiros, figueiras, caneleiras, acácias, ipês, e muitas outras árvores de médio porte. Na região de Teresina há também remanescentes de Mata Atlântica, o que dá a paisagem uma cobertura arbustiva muito rica e densa.
Demografia
Crescimento populacional de Teresina
Ano Habitantes
1872 21.692
1890 31.523
1900 45.316
1920 57.500
1940 67.641
1950 90.723
1960 142.691
1970 220.487
1980 377.774
1991 598.449
1996 655.473
2000 764.866
2007 779.939
2008 793.915
2009 802.537
Fonte: Barsa
Planeta Ltda

A população da cidade de Teresina é de 822.363 habitantes, sendo assim a maior do Piauí e a 19ª no Brasil. Tal população encontra-se espalhada numa área de 1.755,7 km² o que lhe confere uma densidade demográfica de 444,2 hab./km². A sua área metropolitana Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, composta pela capital e os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária e União, no Piauí, além de Timon no Maranhão, tem mais de 1,15 milhão de habitantes.
O boom populacional ocorreu principalmente a partir década de 50, época de construção das grandes rodovias no Piauí. Em quase 60 anos, a capital saiu dos 90 mil para os atuais quase 1 milhão. Tal fato é uma das marcas da centralização dos serviços do estado na capital, que levou a multiplicação das vilas e favelas na periferia do município. Uma das curiosidades relacionadas a esse período é que Teresina possui hoje a segunda maior favela originada a partir de uma invasão de terras em toda a América Latina, a Vila Irmã Dulce, local onde somente 8% da população local tem acesso à água potável e 90% da população sobrevive com meio salário mínimo por mês.
O bairro mais populoso de Teresina é o Dirceu Arcoverde, com mais de 200 mil habitantes, que se localiza na zona Sudeste da capital e que surgiu da união de vários conjuntos habitacionais construídos pela extinta COHAB (Companhia de Habitação do Piauí). Devido a grande concentração populacional, o bairro conta com um intenso fluxo comercial e há alguns anos tentou, sem sucesso, sua emancipação de Teresina.
Socialmente, Teresina possui o melhor IDH do Piauí, e um dos maiores níveis de desigualdade e concentração de riqueza do Brasil. É notável, nos últimos 20 anos, um crescimento desordenado da periferia com aumento substancial do número de invasões e favelas (popularmente as vilas), culminando com uma forte especulação imobiliária o que cria vazios de urbanização dentro do sítio urbano.
A rede de saneamento básico da cidade ainda é deficiente, o que provoca um aumento de doenças relacionadas a contaminação da água com dejetos domiciliares. Tal fato é marcante na zona Norte de Teresina que possui um complexo sistema de lagoas fluviais, envoltas de favelas com pouquíssima infraestrutura. Este quadro deve mudar nos próximos anos com o projeto "Lagoas do Norte" da Prefeitura de Teresina que deve urbanizar a região. Atualmente a cobertura de esgotamento sanitário gira em torno de 15 a 17%, mas está em execução projeto de expansão da rede coletora de esgoto que (Sanear Zona Sul), assim que for concluído, vai atingir cerca de 52% de cobertura total.
A contaminação das águas por esgotos residenciais é marcante nos meses de setembro a dezembro, nos quais há elevação das médias térmicas e aumento da atividade biológica das lagoas urbanas e rios, culminando com a eutrofização das primeiras e o aumento no número de aguapés no rio Poti, formando um verdadeiro tapete verde que impede a penetração da luz do sol no manancial, acarretando em alterações do ciclo biológico das espécies nativas e na economia pesqueira, ainda muito forte na capital.

Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Teresina representa cerca 40% do PIB do estado do Piauí, calculado em R$8,7 bilhões (dados de 2009), figurando, consequentemente, como o município mais rico do estado, o o 8o da Região Nordeste, e o 51o município do Brasil com maior PIB.
Na indústria, destaca-se a indústria têxtil e de confecções, que exporta para outras regiões e gera cerca de dez mil empregos. Há ainda montadoras de bicicletas, indústrias de bebidas, medicamentos, química, móveis e cerâmica, entre outras. A construção civil merece destaque por ser um setor em rápida expansão, devido à verticalização da cidade nos últimos 15 anos.
Teresina também possui um dos únicos shopping centers de conceito Open Mall do país. 
 
Turismo 




Bairro Ilhotas visto do Teresina Shopping.
Pessoas de várias partes do Brasil e do mundo chegam em Teresina para a realização de negócios, congressos, reuniões, feiras, eventos, e em busca de atendimento médico diversificado e de qualidade, além daqueles que desembarcam em Teresina para conhecer as belezas espalhadas pelo estado do Piauí, isso faz com que as pessoas aproveitem para conhecer os atrativos da capital, dessa forma gerando o turismo na cidade. Teresina tem o privilégio de ser bem servida por espaços para o desenvolvimento de eventos educativos e culturais, pois, além de dispor de locais para realizações de feiras, práticas desportivas, exposição, dentre outros, possui 26 auditórios. No contexto geral, os auditórios oferecem condições satisfatórias de conforto e comodidade. A rede hoteleira de Teresina e constituída por 22 unidades, totalizando 575 apartamentos e 1.129 leitos.
Os principais pontos turísticos são:

  • Central de Artesanato Mestre Dezinho - A Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, é uma verdadeira feira de arte da cultura piauiense. Localizada na Praça Pedro II, ela consiste num complexo de 25 lojas que comercializam o melhor da produção artesanal e artística do Estado, além de abrigar a Escola de Música de Teresina e a Escola de Balé. A escolha do nome, Mestre Dezinho, é uma homenagem a um dos maiores artesões que o Piauí já teve, com um trabalho consistente e reconhecido nacionalmente. Na Central de Artesanato podemos encontrar uma variedade de produtos genuinamente piauienses, tanto na arte, moda , como também da culinária local. Esculturas e santos feitos de madeira, produtos em cerâmica, couro, fibras, palha, pinturas, doces, cajuína, cachaças, roupas. Quem quiser conhecer um pouco da cultura do Piauí, pode começar visitando a Central de Artesanato e se maravilhar com os sabores e a sensibilidade de suas obras artísticas;
  • Museu do Piauí - Fundado em 1934, como uma seção do Arquivo Público do Piauí, sob a orientação do professor Anísio Brito. No ano de 1980 foi restaurado e tornou-se o Museu do Piauí, organizado em convênio com a Fundação Joaquim Nabuco de Recife. Está sediado no antigo casarão do Comendador Jacob Manoel Almendra, local que também já sediou o governo estadual. Existem quinze salas para visitação com exposições permanentes que contam a história do Estado através de aproximadamente 2 mil peças;
 
Museu do Piauí
  • Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório - Criado em 2011,o acervo é composto, aproximadamente, de duas mil peças dos séculos XVIII, XIX e XX, contém imaginária sacra, alfaias, paramentos e mobiliário, tendo surgido da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina, da compra efetuada pela Prefeitura e de empréstimos de colecionadores da comunidade. A nomeação do museu como Dom Paulo Libório é uma homenagem ao primeiro bispo natural do Piauí que serviu em Teresina, e a casa transformada em museu, foi sua última moradia;
  • Museu dos Rios - Localizado no Parque do Encontro dos Rios, o museu foi criado para mostrar aos visitantes um pouco da fauna e da flora dos rios Poti e Parnaíba;
  • Igreja São Benedito - Uma das principais da capital, está localizada no coração da cidade;
  • Catedral de Nossa Senhora das Dores - Localizada na Praça Conselheiro Antônio Saraiva, no centro de Teresina, a Catedral Nossa Senhora das Dores foi fundada em 1867, passando por várias reformas até então. Foi uma capela construída pelo Vigário Manoel Mamede e ampliada pelo Bispo Dom Severino;
  • Praça da Bandeira - Grande área verde no centro da cidade, onde se encontram o Museu do Piauí, o Mercado Velho de Teresina, o Palácio da Cidade e a Igreja Matriz;
  • Pólo Cerâmico de Teresina - Área onde são confeccionadas peças de argila de singular beleza e que exporta, inclusive, para outros países;
  • Praça Pedro II - Área verde que conserva o charme do passado e onde se localizam a Central de Artesanato, o Teatro Quatro de Setembro e o Clube dos Diários;
  • Igreja de São Benedito
  • Praça Saraiva - A Praça Saraiva pode ser classificada como uma área de lazer, de caráter contemplativo;
  • Balneário da Curva do São Paulo - Localizado no bairro São Paulo, zona sudeste da capital, é uma estrutura construída nas margens do rio Poti, em um total de 32 hectares e 19 mil metros de área construída. É um espaço composto por 46 bares, estacionamento para 130 carros, 2 baterias de banheiros com 24 sanitários e espaço para salva-vidas, tudo sendo feito para promover lazer ao teresinense e desenvolver o turismo da cidade. Através da Curva do São Paulo são gerados 500 empregos diretos e 1500 empregos indiretos;
  • Ponte Metálica João Luis Ferreira - Antiga ponte que liga Teresina a São Luis do Maranhão por via férrea. Construída em 1939, foi projetada pelo engenheiro alemão Germano Frank, tornando-se o símbolo máximo de Teresina, sendo o mais divulgado cartão postal da cidade. No dia 11 de setembro de 2008, o IPHAN declarou a ponte como Patrimômio Cultural Brasileiro;
  • Ponte Estaiada João Isidoro França - A Ponte Estaiada de Teresina é a mais nova atração turística da Capital Piauiense. Construída sobre o Rio Poti, com 363 metros de extensão, seis pistas de rolamento e duas ciclovias, liga a Zona Norte da cidade à Zona Leste. Com torre única e estais assimétricos em harpa, a ponte possui a singular característica de abrigar em seu topo um mirante a 95 metros de altura com capacidade para até 100 pessoas, acessível através de dois elevadores panorâmicos. Está entre as cem maiores pontes estaiadas do mundo e é uma das poucas a possuir mirante em sua estrutura.

Parques Ambientais

  • Parque Ambiental Encontro dos Rios - Localizado no bairro Poti Velho, no lado esquerdo da foz do Rio Poti ao desaguar no Rio Parnaíba. O Parque possui um centro de recepção ao turista, espaço para exposição e comercialização de produtos artesanais, monumento ao Cabeça-de-Cuia, algumas palhoças, dois mirantes, um restaurante flutuante, trilhas, áreas para pesca, esportes aquáticos e toda beleza natural da região. É uma área de preservação permanente que promove o turismo ecológico e resgata a cultura popular, através da lenda do Cabeça-de-Cuia;
  • Parque Mini-horto das Sambambaias - O Parque é sombreado por arvores nativas com destaque para a grande quantidade de samambaias. Possui uma área de 1,8 hectares e e sta localizado por detrás do DNER, Zona Leste. No local a Prefeitura de Teresina pretende construir a 1º Igreja Ecológica da capital;
  • Parque Municipal do Acarape - Possui uma área de 5 hectares e está localizado na Av. Maranhão à margem direita do Rio Parnaíba. Possui trilhas com passeios para a prática de Cooper, área gramada, rosa dos ventos e uma biruta para orientação da direção dos ventos;
  • Parque Ambiental Poti I - Criado através do Decreto nº 2.642 de 24 de maio de 1994. Com 2.700 metros de extensão, o Parque está situado às margens do rio Poti na Av. Marechal Castelo Branco. É um espaço de visitação pública com quadras poliesportivas, passeios para pratica de cooper, um box da PM e um monumento em homenagem ao motorista Gregório. Local de peregrinação de muitos devotos, bem como as sedes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, Secretaria Municipal do Turismo, Centro de Convenções – sede da Piauí Turismo - PIEMTUR e Assembleia Legislativa;
  • Parque Vale do Gavião - Criado pela Lei Municipal nº 2.601 de 2 de dezembro de 1997, o Parque tem uma área de 19,7 hectares na estada que liga Teresina ao município de União. Pretende-se construir neste Parque um espaço ambiental para prática sócio-desportivas e culturais em completa harmonia com a natureza;
  • Parque Ambiental Boa Vista - Possui uma área de 2 hectares e fica na Vila Boa Vista, zona sul. Possui playground rústico, bancos, campo para a realização de partidas de futebol society e trilhas ecológicas;
  • Parque Municipal Parnaíba I - Localiza-se á margem direita do rio Parnaíba na Avenida Maranhão, com uma área de 12 hectares de extensão entre as Avenidas Joaquim Ribeiro e Getúlio Vargas, ponte Presidente Médici, estendendo-se por três quilômetros entre a Avenida Maranhão e o Rio Parnaíba. É um espaço aberto a visitação da população para a prática de cooper e ginástica. A Prefeitura Municipal tem nesta área um patrimônio a ser preservado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e por seus visitantes;
  • Parque Ambiental da Macaúba - Possui uma área de 5 hectares e está localizado no bairro Macaúba zona sul da cidade;
  • Parque Ambiental Porto Alegre - Possui uma das mais novas áreas verdes da cidade com 4 hectares localizada no Cj. Porto Alegre zona sul da cidade;
  • Parque Ambiental São João - Localizado nas proximidades da CEASA zona sul da cidade, possui uma área de 15 hectares, trilha ecológica e campo de futebol;
  • Parque Ambiental Beira Rio - Localizado na Av. Raul Lopes em frente ao Shopping Riverside Walk. Possui árvores de grande porte como mangueiras, laranjeiras, goiabeiras, cajueiros e também exemplares do caneleiro (árvore símbolo da cidade) e plantas ornamentais como onze horas, margaridas e verdelas, além de pista de cooper e quiosques para a comercialização de lanches naturais em uma área de 2,5 hectares;
  • Parque Prainha - Localizado na Av. Maranhão próximo ao Centro Administrativo, possui museus vivos dos principais biomas do estado como a caatinga, cerrado, e cocais;
  • Parque Vila do Porto - Localizado na margem esquerda do Rio Poti no bairro Água Mineral, zona norte da cidade. Nesse local está a Creche Natureza que atende em média 70 crianças de 3 a 6 anos;
  • Parque São Paulo - Localizado no bairro São Paulo possui uma área de 5 hectares;
  • Parque Marina - Foi inaugurado no dia 14 de abril de 1999 durante as comemorações do Aniversário de Teresina. Localizado no bairro Morada do Sol, possui uma área de 2 hectares;
  • Parque Zoobotânico de Teresina - Localizado na PI-112 em direção ao município de União, ocupando um espaço de 187 hectares. O Parque Zoobotânico de Teresina possui uma grande variedade e quantidade de répteis, pois além do rio que passa ao lado (Coisa que nenhum outro parque tem) há também a presença de três lagos. A fauna e a flora do parque são muito ricas e favoráveis à criação e reprodução desses animais, principalmente cobras; apresenta condições de ser transformado em referência nacional. Um dado importante é o de que o parque possui o menor lagarto do Brasil - Coleodactylus Meridionales - encontrado com frequência, além de muitas outras espécies de animais do Brasil, da África, e de outros lugares, que torna o parque um ótimo lugar para um passeio ecológico e de lazer bastante agradável;
  • Parque do Caneleiro - Localizado na Av. Alaíde Marques com Dirce de Oliveira por trás do Colégio Agrícola na zona Leste da cidade. O Parque é uma reserva natural da árvore símbolo de Teresina: o caneleiro. No local há um parque infantil e um quiosque que comercializa produtos típicos da terra;
  • Parque Nossa Senhora do Livramento - Localizado à 200m do Parque Caneleiro;
  • Jardim Botânico de Teresina - O Parque do Buenos Aires ou Antigo Horto Florestal possui uma área de 38 hectares de floresta estacional mista. Está situado na Av. Freitas Neto 6415, zona norte da cidade no bairro Mocambinho e compreende a maior área de preservação permanente da cidade. No parque são desenvolvidas pesquisas com elementos da natureza, contando para isso com um laboratório, além de um herbário com vegetais secos para estudos de botânica. Destacam-se também trilhas educativas para os visitantes e um auditório para cursos seminários e treinamentos com capacidade para 50 pessoas;
  • Parque da Cidade - Inaugurado em 9 de maio de 1982 com uma área de 17 hectares, está localizado na Av. Duque de Caxias. É considerado área de preservação ambiental constitui-se num local para realização de eventos culturais/ecológicos e de apoio às atividades de educação ambiental para escolas e grupos comunitários. Foram identificadas mais de 120 espécies vegetais entre árvores arbustos e ervas agrupadas em 48 famílias. A diversidade faunística encontrada no Parque mostra uma grande quantidade de invertebrados além de alguns vertebrados bem como várias espécies de peixes do Rio Poti. No interior do Parque o visitante encontra banheiros públicos pontos de descanso e de observação. As trilhas levam o visitante a um passeio por toda a área do Parque;
  • Parque Municipal Floresta Fóssil - A área é um espaço ecológico de grande importância para pesquisadores de várias universidades brasileiras devido a valiosas descobertas de afloramentos de troncos fossilizados - vegetais de gênero psarnius - datados de aproximadamente 250 milhões de anos. Foram catalogados até o momento 60 unidades de vegetais fossilizados. Os troncos fossilizados têm como originalidade a sua posição em vida o único no Brasil. Nesses trechos também podem ser observados dois olhos-d'água subterrâneos que alimentam esse rio mesmo durante o período mais seco.
Infraestrutura

Educação

Os centros de educação de Teresina destacam-se principalmente nos níveis médio e superior, atraindo pessoas de outros estados e principalmente do interior do Piauí. Dentre os maiores centros, podem-se citar:
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) - É a principal instituição de ensino superior de Teresina, possuindo o maior número de cursos de graduação e de pós-graduação, entre eles o de Direito (criado em 1931) e Medicina, que estão entre os melhores do Nordeste. Em Teresina está em dois campi: um no bairro Ininga (principal) e outro no Socopo (apenas CCA), além de contar com um prédio ao lado do Hospital Getúlio Vargas do curso de medicina. Conta ainda com a maior biblioteca do Estado, um hospital veterinário e um hospital comunitário(HU).
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Também é um importante centro de educação superior com sede na capital do estado, mas que tem centros espalhados por todas as regiões do Piauí. Na capital se divide em 2 campi, um do Dirceu e outro no bairro Pirajá. Importante centro formador de juristas e advogados.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IF-PI) - Oferece para a comunidade piauiense cursos de níveis técnico, superior e pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento além de mini-cursos de corte e costura, educação sexual, constantes variáveis e vetores curvilíneos.
A criação da Universidade Federal do Piauí, em 1971, no que diz respeito ao desenvolvimento do Estado, é provavelmente o fato mais relevante de sua história recente (a foto panorâmica de 360° acima mostra os jardins da rótula de entrada do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga). A instituição permitiu ao Piauí, pela primeira vez, produzir conhecimento de nível superior em massa dentro do próprio Estado e formar especialistas que alavancariam seu crescimento em diversos setores, sem a necessidade do êxodo de cérebros para outros centros. Centros de ciências humanas, agrícolas, da natureza, de tecnologia e da saúde produziram profissionais de destaque nacional e internacional e permitiram a ascensão social e econômica de milhares de piauienses. Três campi (em Teresina, Parnaíba e Picos) e três colégios agrícolas compõem hoje sua estrutura. Entre diversos cursos bem-avaliados pelo Ministério da Educação, destaca-se o de Medicina, um dos melhores do país, o que, seguramente, contribuiu para que a Cidade se transformasse em referência médica do Norte-Nordeste.
Saúde

Teresina possui uma completa rede de prestação de serviços de saúde, constituída por diversos hospitais, clínicas, policlínicas, unidades mistas, centros e postos de saúde, pertencentes ao Estado, ao Município e à iniciativa privada, o que torna a capital piauiense um importante centro de atendimento médico nas mais diversas especializações, e o melhor do Nordeste.
Por essas características, aliadas à sua localização geográfica, para Teresina se deslocam pessoas vindas de diversos estados do Norte e Nordeste em busca de serviços de saúde, chegando a representar 40% do atendimento médico dos hospitais públicos da capital.
Essa é uma tendência crescente da cidade, não só pelo fato de sediar uma Faculdade de Medicina que está entre as mais bem conceituadas do país, mas também pela excelente qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde. Em Teresina, hoje, são feitas cirurgias cardíacas, transplantes de órgãos a cirurgias neurológicas, entre outras.
Graças a boa localização da capital piauiense, Teresina tornou-se o Centro de Medicina do Nordeste. Nos últimos anos, a capital tem-se destacado até nacionalmente, sendo a que mais recebe (percentualmente) pessoas de outras regiões para tratamentos hospitalares.[carece de fontes]
E os investimentos na área são enormes, ultimamente, as clínicas têm quase dobrado o número. De acordo com estatísticas da prefeitura, são 634 estabelecimentos de saúde, sendo oito hospitais, 181 clínicas médicas e 170 consultórios, empregando quinze mil pessoas.
Ademais, existe um significativo número de pequenas "pensões" que hospedam pessoas oriundas do interior do Piauí e de estados vizinhos em busca de serviços de saúde em Teresina.
Transportes

Ônibus

Teresina possui 13 empresas de transporte coletivo que atuam na ligação das quatro zonas da capital (Norte, Sul, Leste e Sudeste) e a cidade Timon no vizinho estado do Maranhão ao centro de Teresina, alem das linhas circulares de diametrais que ligam a cidade de uma ponta a outra. Essas empresas fazem parte do Sistema Integrado de Transporte de teresina-SITT que utiliza da plataforma de integração temporal por meio de cartão magnético.

Metrô

Metrô de Teresina.
O Metrô de Teresina foi criado no dia 15 de agosto de 1989, com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano da Grande Teresina. Os trens são novos e cada um tem capacidade para transportar 800 pessoas, além de uma central de ar-condicionado para cada composição.



Linha do metrô de Teresina (linha 1).
O Metrô de Teresina possui hoje nove estações. Há planos de se ampliar a extensão do metrô para atender um número cada vez maior de pessoas. O metrô de superfície liga o bairro Dirceu Arcoverde ao Centro passando pelo bairro Ilhotas.

Aeroporto

O Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portella, foi inaugurado em 30 de setembro de 1967. Administrado pelo então Ministério da Aeronáutica, o aeroporto foi construído ao norte da capital, numa região situada entre os rios poty e parnaíba. Em fevereiro de 1975, através da Portaria nº 102/GM5, de 23 de dezembro de 1974, o aeroporto, com exceção da atividade de navegação aérea, passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - INFRAERO.
Está localizado na região meio-norte, a cerca de 350 km da costa, sendo o único aeroporto das capitais nordestinas situado fora da área litorânea. Sua localização entretanto, do ponto de vista operacional, tem grande importância estratégica, pois torna-se um aeroporto de ligação das capitais nordestinas com o norte do país.
O Aeroporto de Teresina está localizado a três quilômetros e meio do centro da cidade, num percurso de aproximadamente dez minutos de carro. Sua altitude é 67 m acima do nível do mar, e a temperatura média no entorno aeroportuário é de 30,9 °C.
As principais companhias aéreas do país operam em Teresina, como a TAM, Gol e a Azul.
Embora grande parte da população teresinense o denomine Aeroporto Santos Dumont, sua denominação oficial era Aeroporto de Teresina, alterada no ano de 2000 para Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella, de acordo com a lei nº 9.942, de 22 de dezembro de 1999, em homenagem ao ilustre político piauiense Petrônio Portela Nunes, que foi Prefeito de Teresina, Deputado Estadual, Governador, Senador, Presidente do Congresso Nacional e Ministro da Justiça.
O Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella passou por pequenas reformas em 1998/1999 - climatização, reordenação da área comercial, ampliação da área de check-in - até a configuração atual, porém sua estrutura já não atende à demanda atual, que já chegou ao dobro de sua capacidade em 2009. A Infraero pretende construir um novo terminal de passageiros nos próximos anos.
A pista de pouso e decolagem foi construída na década de 60, com 1.800 m x 45 m, ampliada em 1978 para 2.200 m x 45 m. Em 1983 o pátio foi ampliado e reforçado para atender aeronave do tipo Airbus A300. Em 2000/2001 a pista passou por um processo completo de recapeamento, além da construção de uma moderna torre de controle para o aeroporto.
Malha viária

Ao longo dos últimos anos, Teresina vem sendo palco de uma significativa reestruturação urbana, fenômeno que decorre, sobretudo, do crescimento populacional, da intensificação do trânsito de veículos e da dinamização da economia.
A cidade encontra-se dividida em quatro zonas: Leste, Sudeste, Norte e Sul, além, é claro, do Centro da cidade. Em cada uma delas há uma Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDUs) que funciona como uma espécie de subprefeitura.
Teresina conta com três shopping centers.
Teresina conta com avenidas de grande porte, grande parte na zona Leste. Dentre elas, podem-se citar:
  • Avenida Frei Serafim - Encontra-se no Centro, é a mais movimentada e importante da capital piauiense, onde são comuns, em horários de pico, pequenos pontos de lentidão;

Avenida Frei Serafim
  • Avenida João XXIII - É a continuação da Avenida Frei Serafim na zona Leste, quando esta atravessa o rio Poti. Termina na BR 343, que liga Teresina a Fortaleza;
  • Avenida Miguel Rosa - Liga o Centro à BR 316, contornando o primeiro e atravessando inteiramente à zona Sul.
Apesar de ser cortada ao meio pelo Rio Poti e da grande influência sobre a vizinha cidade de Timon, já conurbada com a capital, Teresina apresenta poucas pontes, dentre as quais, podem-se citar:
  • Ponte Juscelino Kubitschek - Liga a Avenida João XXIII (zona Leste) à Avenida Frei Serafim (centro da cidade);

Ponte JK ao Fundo o Teresina Shopping em reforma. Ponte Jk, ao fundo o Bairro Ilhotas
  • Ponte da Primavera - Liga a Avenida Petrônio Portela (zona Norte) à Avenida Universitária (zona Leste);
  • Ponte Wall Ferraz - Liga a Avenida Higino Cunha (zona Sul) à Avenida Cajuína (zona Leste);
  • Ponte João Luís Ferreira (Metálica) - Liga a Avenida Miguel Rosa (Teresina) à Avenida Teresina (Timon);
  • Ponte José Sarney (Ponte da Amizade) - Liga a Avenida Maranhão (Teresina) à Avenida Piauí (Timon);
  • Ponte do Tancredo Neves - Liga o Bairro Tancredo Neves (zona Sudeste) à Rodoviária de Teresina (zona Sul);
  • Ponte do Poty Velho - Liga o Bairro Poty Velho à Santa Maria da Codipi (zona Norte);
  • Ponte Velha - Liga Teresina pelo Bairro Tabuleta à Cidade de Timon (zona Sul);
  • Ponte Estaiada João Isidoro França - Liga a Zona leste à zona Norte;
  • Ponte Leonel Brizola ou Mocambinho - Liga o bairro de Mocambinho (zona Norte) ao bairro Pedra Mole (zona Nordeste).
A cidade é entrecortada por três rodovias:
  • BR-316 - Na direção Sul dá acesso ao Sul do Piauí e no sentido oposto a São Luís;
  • BR-343 - Liga Teresina a Parnaíba e Fortaleza;
  • PI-130 - Liga Teresina a Parnaíba.
Além das avenidas e pontes, o espaço urbano de Teresina a cidade conta com um serviço de transporte de massa que inclui um sistema de ônibus com linhas ligando quase todos os bairros da cidade e um sistema de trens metropolitanos, que liga o bairro Dirceu Arcoverde (Zona Sudeste) ao Centro ao preço de R$ 0,50. Está prevista para março de 2010 a entrega da estação Praça da Bandeira (Centro), junto com a ampliação de 1 km do sistema que deve aumentar substancialmente o fluxo de passageiros, que hoje é de 5.000 passageiros/dia; além das rodovias, a integração nacional é feita pela ferrovia RFFSA, que liga a cidade à São Luís e à Fortaleza e pelo Aeroporto Petrônio Portela que conta com voos para todas as capitais do país, atualmente operando além da sua capacidade, necessitando de uma grande reforma, principalmente no terminal de passageiros.
Projetos de urbanização
  • Projeto Lagoas do Norte - Visa à transformação de regiões situadas nas proximidades das lagoas, na zona Norte do município;
Projeto Lagoas do Norte
 Vila-Bairro - Tem sua origem numa formulação realizada pela Prefeitura de Teresina, em janeiro de 1997, e ao longo dos anos vem estabelecendo uma clara prioridade aos investimentos em infraestrutura social, por vezes concentrando ou desconcentrando esforços nas ações voltadas para as áreas periféricas. Com isso acumulou experiência e segurança no trato da questão, outro projeto reconhecido pela Unesco;
  • Revitalização do Centro - É outro projeto que pretende a recuperação das ruas e prédios antigos de Teresina e de áreas tomadas pelos ambulantes, além da revitalização de praças;
  • Teresina Pólo Saúde - Tem como objetivo o desenvolvimento da rede hospitalar e dos demais estabelecimentos de serviços de saúde nos últimos sessenta anos, acompanhado pelo crescimento tecnológico da engenharia médico-hospitalar, dos recursos humanos em todos os níveis e profissões, quer superior, técnico, auxiliar e administrativo;
  • Prevenção de Enchentes - O objetivo de prevenir as enchetes que o rio Poti causa na capital, um canal pode ser construido ligando o rio Poti ao Rio Parnaíba na altura do bairro Angelim num trecho de 10 km fazendo também com que a capital vire um ilha fluvial e possiblitando um novo encontro dos rios. Um projeto cheio de muitas polêmicas e análises ambientais;
  • Cajuína Center - Uma parceria público-privada entre o governo e empresarios pretende construir as margens do Rio Poti um complexo de evento, cultura, educação e meio ambiente. Com a construção do MAMPI (Museu de Arte Moderna do Piauí), Parque Floresta Fóssil com a Casa da Natureza, revitalização do Potycabana, Pavilhão das Palmeiras, CETEPI (Centro de Educação Tecnológia e Ciência do Piauí) com planetário, biblioteca, laboratórios, THE Hall para shows e espetáculos - administrado pelo SESC, estação do mêtro e edifícios comerciais.
Cultura

 
Eventos

Teresina destaca-se por sediar inúmeros eventos culturais que valorizam os costumes da população. Entre eles, podem-se citar:
  • Carnaval - há desfile de escolas de Samba realizado na Avenida Marechal Castelo Branco, durante o Carnaval. Apesar de problemas quanto ao destino de verbas em 2012, o Carnaval de Teresina entrou para o Guinness Book com o Corso,
  • Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí - Maior evento acadêmico de pesquisa científica do estado;
  • Teresina Fashion - As tendências da estação, feitas por grifes e produções do Piauí, mostradas em um grande desfile, como um show. São 3 palcos para desfile, área para imprensa, praça de alimentação e apresentação cultural, a cada ano com um tema central diferente. As lojas também expõem para clientes e negócios são fechados. Realizado a partir de 2009 no Piauí Center Moda;
  • Forró Fest Teresina - 10 bandas de forró realizam, no Atlantic City, 2 noites de shows;
  • Piauí Fest Music - Conhecido por ser a mistura de ritmos, é realizado em outubro, contando com 3 dias de atrações nacionais de variados estilos, uma micareta indoor (sem trio elétrico), na Arena Show;
  • Encontro Nacional de Folguedos do Piauí - Realizado em junho, na Cidade Detran, celebrando as festas de São João do Nordeste. Reúne atrações de diversas partes do Brasil contando com shows, comidas típicas e apresentação de quadrilhas juninas;
  • Salão do Livro do Piauí (Salipi) - Sempre homenageando um literato piauiense e outro brasileiro, o festival ocorre no Complexo da Praça Pedro II em junho. Conta com palestras, exposições e feiras. Vários intelectuais participam do evento, como advogados, professores e escritores.;
  • Piauí Art - Artesões do estado se reúnem em uma feira de negócios e expõem suas obras em uma semana de evento na Potycabana;

Bibliotecas Públicas

  • Biblioteca Comunitária Jorn. Carlos Castello Branco (BCCB) da Universidade Federal do Piauí;
  • Biblioteca Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (UESPI);
  • Biblioteca Comunitária do Instituto Federal do Piauí (IFPI);
  • Biblioteca Municipal Abdias Neves;
  • Biblioteca Municipal Fontes Ibiapina;
  • Biblioteca Estadual Prof. Cromwell de Carvalho;
  • Biblioteca da FCMC;
  • Biblioteca virtual Deputado da Costandrade( localizada na Assembleia Legislativa).

Bibliotecas Departamentais

  • Biblioteca da CPRM;
  • Biblioteca da FACID;
  • Biblioteca da NOVAFAPI;
  • Biblioteca da AGESPISA;
  • Biblioteca da CEUT;
  • Biblioteca da EMBRAPA;
  • Biblioteca da OAB/PI;
  • Biblioteca do Palácio Karnak;
  • Biblioteca da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, com uso de novas tecnologias fazendo com que os usuários desfrutem de um ambiente agradável.
Gastronomia

A cozinha teresinense traduz a piauiense no gosto pelos temperos como a pimenta de cheiro, o coentro e o cheiro verde. O maior destaque é a galinha à cabidela, popularmente conhecida com galinha caipira que é cozida ao molho e acrescenta-se um pouco do sangue da galinha.
Outros destaques aparecem no acompanhamento da galinha que são a paçoca (carne seca pilada com farinha), a Maria Isabel (arroz misturado com carne seca), o baião de dois (arroz misturado com feijão novo) e o sarapatel (confeccionado com carne, fígado, coração e rim de porco). Destacam-se também comidas populares como a buchada de bode e a panelada, servida nos mercados públicos.

Galinha à Cabidela

 A Gastronomia e tão forte que ocorre o Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros,especializado em pratos de caprinos e ovinos. Somente em 2008 não ocorreu o evento, em todos os restaurantes especializados em comidas típicas.
Apesar de todas essas especiarias famosas e deliciosas a estrela de todas fica com os derivados do caju: o doce e a famosa cajuína (bebida sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju, apresentando uma cor amarelo-âmbar, resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco).
Artesanato

Teresina é conhecida por seu artesanato, principalmente pela arte santeira em madeira.
O artesanato em cerâmica também é outra tradição teresinense, produzindo peças belíssimas. O bairro Poti Velho, situado na confluência dos rios Parnaíba e Poti, é um tradicional pólo de produção deste tipo de arte. A temática é variada e eclética, passando por utensílios decorativos e de uso diário e esculturas sacras e profanas.
Com o passar do tempo, houve investimento em treinamento e organização e o artesanato local atingiu níveis de qualidade e refinamento nunca vistos, sendo exportado para outros Estados e para o exterior. Novos materiais, novas tecnologias e o respeito ao meio-ambiente marcam esta nova fase de desenvolvimento do artesanato piauiense.
Há locais em que se pode admirar isso, como:
  • Pólo Cerâmico do Poti Velho - Região onde artesãos confeccionam e vendem a cerâmica por eles produzida com a argila do rio Poti, são trabalhos que envolvem vasos, peças de decoração e até mesmo bijuterias;
  • Centro Artesanal Mestre Dezinho - No lugar do antigo quartel, artesanato. São 25 lojas que oferecem cultura em fibra, couro, madeira, doces. Ensaiando passos e acordes, escolas de dança e música. Além disso, restaurante típico põe à mesa o melhor do cardápio do Piauí: maria isabel, sarapatel, baião-de-dois, feijão com pequi.

Centros culturais
  • Casa da Cultura de Teresina - A casa do Barão de Gurgueia abre suas portas para a cultura. O casarão do século XIX passeia pelo tempo e se renova. Abre salas e janelas para biblioteca, vídeo, dança e cursos de artes plásticas e orquestra de câmara;

Casa da Cultura de Teresina
  • CIARTE Matadouro Teatro do Boi - Com cem lugares, o teatro integra o estudante às artes. Espaços também para biblioteca, salas de dança e oficinas de artesanato;
  • Cine Rex - A mais antiga sala de projeções de cinema do estado, já foi museu, casa de show e esta fechado atualmente.Era conhecido por mostrar filmes pornográficos em sua decadência. Será reaberto para abrigar parte dos espetáculos do Teatro Quatro de Setembro]];
  • Cine-Teatro da Assembleia - Um anexo cultural da Assembleia Legislativa do Piauí;
  • Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) - Em fase de implantação em Teresina com conclusão prevista para o segundo semestre de 2011;
  • Clube dos Diários - Espaço dedicado a exposição de obras de artes e apresentação artística em estilo Neoclássico e com auditório para 200 pessoas;
  • Espaço Cultural Trilhos - Localizado nos antigos galpões da estação ferroviária de Teresina, na Av Miguel Rosa,com espaço para shows,exposição e o Teatro da Estação;
  • Museu de Arte Moderna do Piauí (MAMPI);
  • Museu do Parnaíba - no antigo cais do Rio Parnaíba;
  • Memorial da Cidade;
  • Palácio da Música - Onde acontecem ensaios da orquestra piauiense, ensaios de dançarinos contemporâneos e logo abrirá as portas para aula de música;
  • Teatro João Paulo II - Teatro localizado no Bairro Dirceu que conta com várias apresentações e cursos para a comunidade.
  • Teatro Quatro de Setembro - São mais de cem anos de história e espetáculos. O Teatro Quatro de Setembro conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Com 800 lugares, localiza-se na Praça Pedro II.
Arquitetura

A arquitetura teresinense assemelha-se à dos demais estados do Nordeste, formando um conjunto de prédios bastante coloridos, que se destacam na paisagem.
Além disso em Teresina é possível ver influências da arquitetura moderna como o paisagismo do Palácio Karnak de Burle Marx, o Fórum da cidade (1972), o Palácio da Justiça (1972) e o Palácio Petrônio Portela (Assembleia Legislativa de 1984) todos projetados por Acácio Gil Borsoi.
Infelizmente os imóveis históricos não foram conservados e cederam lugar para construções contemporâneas, porém é possível ainda se visualizar um pouco do que foi a avenida Frei Serafim antigamente: o logradouro residencial mais valorizado e conferir ainda os prédios históricos das praças Saraiva, da Bandeira e Pedro II.
Entre a arquitetura moderna e a antiga existem os palácios, que na maioria sediam instituições públicas ou clericais, dentre estes podemos citar:
  • Palácio da Cidade - Antiga Escola Normal, abriga o prédio da prefeitura desde 1984. Dos anos 20, permanecem as fachadas neoclássicas. Tem exposição permanente de arte plástica;
  • Palácio Arquiepiscopal - Ex-residência de famílias tradicionais, abriga o arcebispo de Teresina. Tem estilo gótico. Em sua capela, peças de arte sacra. Os jardins ensombreados são um convite à meditação;
  • Palácio de Karnak - Inspirado em um templo egípcio de mesmo nome, foi escola, residência e depois sede do Governo Estadual. Hoje é usado para os despachos mais importantes do governador. Tem acervo de arte. Quem assinou o paisagismo foi Burle Marx;
Palácio de Karnak
 Palácio Pirajá - Sede administrativa da Universidade Estadual do Piauí, desde 1991. Arquitetura contemporânea, cercado por gramados e espelhos d'água.
Estádios esportivos

Estádio Governador Alberto Tavares Silva.
  • O Estádio Albertão tem capacidade para 44.200 torcedores. Infraestrutura completa para futebol, atletismo e transmissão de jogos por rádio e TV;
  • O Estádio Lindolfo Monteiro ou “Lindolfinho”, como é conhecido o Estádio Municipal, foi inaugurado no ano de 1944. Desde então, o estádio passou apenas por uma reforma, em 1964. Com a nova reforma terminada em 2008, o estádio ganhou 1.868 assentos plásticos nas arquibancadas, além de 768 cadeiras, dentro dos padrões dos melhores estádios brasileiros.[carece de fontes] Um placar eletrônico de 15 metros quadrados também foi instalado no estádio que passou a oferecer boas acomodações para 6.000 torcedores.
Times de futebol de Teresina
  • Esporte Clube Flamengo;
  • River-PI;
  • Tiradentes-PI;
  • e Piauí Esporte Clube.
O Rugby (modalidade Seven-a-side) tem crescido muito na capital abrigando hoje 2 times: Teresina Rugby Clube, Piauí Rugby, além de outros pólos, como na UFPI e no bairro Lourival Parente.
Comunicações

Jornais

  • Meio Norte;
  • Diário do Povo;
  • O Dia.

Referências

  1.  Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

  2. Capitais dos estados. Atlas Geográfico do Brasil. Página visitada em 1 de janeiro de 2011.
  3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Estimativa Populacional 2011. Estimativa Populacional 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 06 de setembro de 2011.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6.  Produto Interno Bruto dos Municípios 2005-2009. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 14 dez. 2011.
  7. IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.
  8.  Do Velho Oeste ao paraíso - Ranking das capitais, Revista Época, 04/04/2005
  9. Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo). Dados Meteorológicos - Piauí. Página visitada em 19 de novembro de 2011.
  10. Vídeo do Projeto Lagoas do Norte é apresentado a alunos do município. Prefeitura de Teresina. Página visitada em 14 de Junho de 2008.
  11. Arquivado do original em 16/07/2012. Página visitada em 16/07/2012.
  12. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 16/07/2012.
  Matéria em construção...

0 comentários:

Postar um comentário