O EURO

O EURO



O Euro – A moeda única europeia

O Euro é a moeda de 16 países da União Europeia, que vão do Mediterrâneo ao círculo polar árctico (Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal).

As notas e moedas de Euro circulam depois do 1º de Janeiro de 2002 e fazem agora parte da vida quotidiana de mais de 300 milhões de europeus que vivem na zona Euro.

No dia 1 de Janeiro de 2009, a Eslováquia tornou-se num Estado-membro dos países da União Europeia.

No dia 1 de Janeiro de 2007, a Eslovénia (país que no I semestre de 2008 assegura a Presidência da União Europeia) tornou-se no primeiro Estado-membro do Alargamento de 2004 a adoptar o Euro.
No início de 2008, Malta e Chipre – dois Estados do Mediterrâneo – também adoptaram a moeda única europeia.

O euro (€) tornou-se uma realidade palpável no dia 1 de Janeiro de 2002. E a Europa festejou o nascimento físico da nova moeda com muito entusiasmo. Nessa data a Europa viveu um momento ímpar da sua história, feito do sentimento do dever cumprido e de esperança. As notas e moedas em Euros entraram em circulação suavemente, sem contratempos, originando uma curiosidade em toda a zona da eurolândia – e perante o olhar atento do mundo inteiro –, em clima de euforia e com uma eficácia e fluidez superior às expectativas.
A entrada em circulação do Euro no conjunto dos doze países até então implicados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal) foi um verdadeiro êxito, em termos técnicos e logísticos, sendo de toda a justiça realçar o notável trabalho desenvolvido pelo Banco Central Europeu, Governos e instituições nacionais.
O entusiasmo suscitado pelas primeiras horas da nova moeda revelou até que ponto a construção europeia está em vias de passar de uma noção abstrata para uma realidade concreta que marcará o quotidiano de mais de 300 milhões de cidadãos, reforçando a sua identidade e o sentimento de partilha de um destino comum.
A entrada em circulação do Euro, celebrada no início desse ano, constitui a concretização do projeto de unidade europeia destinado a garantir a paz e a prosperidade do continente.
O Euro é um fator de aglutinação, de identidade comum aos diversos povos europeus e tornou-se no símbolo mais visível da cidadania europeia.

Historia do Euro

Há anos que a nova moeda estava a ser preparada.
O Tratado de Roma (1957) estabeleceu o mercado comum europeu como um objetivo cuja finalidade é assegurar o progresso económico e contribuir para “ uma união mais estreita entre os povos europeus”.
O Ato Único Europeu (1986) e o Tratado da União Europeia (1992), partindo do mesmo objectivo, introduziram a União Económica e Monetária (UEM) e lançaram as bases para a moeda única.
A Terceira fase da UEM teve início no dia 1 de Janeiro de 1999, quando as taxas de câmbio das moedas participantes foram fixadas irrevogavelmente. Os países participantes na área do Euro passaram a pôr em prática uma política monetária única. O Euro foi introduzido como moeda legal e as 11 moedas nacionais dos Estados – membros participantes passaram a ser subdivisões do Euro. Mais tarde, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia aderiu à UEM e, assim, passaram a ser 12 os Estados – Membros a introduzir as novas notas e moedas de Euros.
O êxito do Euro é então considerado fulcral para a realização de uma Europa onde pessoas, serviços, capitais e bens possam circular livremente.
A União Europeia estava em vias da fazer a maior transição monetária que o mundo jamais testemunhou.

Evolução do Euro

A nova moeda única tem origem nos Tratados. Todos os Tratados foram concebidos pelos membros do Conselho Europeu, constituído pelos Chefes de Estado ou de Governo de cada um dos Estados-membros da União Europeia (UE), e foram posteriormente ratificados por cada país de acordo com os respectivos processos legislativos nacionais.
Os governos eleitos dos Estados – membros, em conjunto, criaram e desenvolveram o Euro. Em Dezembro de 1995, em Madrid, o Conselho Europeu adoptou a designação “ Euro”.
O Banco Central Europeu (BCE) foi criado no dia 1 de Junho de 1998. Tem sede em Frankfurt, na Alemanha, e tem como objetivos a manutenção da estabilidade e a condução de uma política monetária única em toda a área do Euro. O BCE é responsável pela coordenação do processo de produção e de introdução das notas e moedas de Euros.
Esta tarefa é concretizada com a colaboração dos bancos centrais nacionais. O BCE, juntamente com os bancos centrais nacionais da área do Euro, formam o Eurosistema.

Países Participantes

Dos atuais 27 Estados – membros são os seguintes os países da União Europeia que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes, bem assim como outros Estados – membros mais antigos possam, nos próximos anos, partilhar também o Euro como moeda oficial, como é o caso da Suécia, Dinamarca e Reino Unido.

Viajar na área do Euro

Desde o dia 1 de Janeiro de 2002, viajar na área do Euro tornou-se mais fácil. As notas e moedas são válidas nos 15 países participantes. É possível trocar a sua moeda por Euros em qualquer banco ou agência de câmbio tal como fazia quando tinha de cambiar para uma das 13 moedas da área do Euro.

0 comentários:

Postar um comentário